Página inicial > Notícias > Condeúba: Secretaria de Saúde realiza cerca de 9 mil atendimentos em movimento do Outubro Rosa e Novembro Azul

Condeúba: Em ritmo de Copa a cidade comemora os festejos de São João em três dias de muita festa

• Publicado: Quarta, 27 de Junho de 2018, 10h34
imagem sem descrição.

Entre os dias 22 e 24 de junho a cidade de Condeúba, no sudoeste da Bahia, promoveu o “Arraiá do Sertão, Avante Seleção” em comemoração aos festejos de São João. O evento foi realizado pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e contou com o apoio do Governo do Estado através da Bahiatursa.

A Praça do Forródromo recebeu uma decoração que teve como temática a Copa do Mundo. As cores da bandeira do Brasil estavam presentes e elementos ligados ao futebol também foram usados para ornamentar a “Arena do Forró”. Tudo isso alinhado com a tradições nordestinas, como casa de pau-a-pique e capela de Santo Antônio.

“A ornamentação ficou muito bonita e também com pouco gasto. Vários municípios hoje passam por dificuldades financeiras e em Condeúba não é diferente. Então nós tentamos fazer o máximo para reduzir os gastos, mas que não perdesse o brilho do São João.” Destaca o Diretor de Cultura, Ygor Ribeiro, que também ressalta o trabalho e empenho da equipe. “Os próprios funcionários da secretaria que fizeram essa ornamentação. Eu tenho uma equipe maravilhosa, que me apoia sempre. É uma equipe pequena, mas que trabalha duro e esse é o resultado”.

As cores da bandeira do Brasil estavam presentes e elementos ligados ao futebol também foram usados para ornamentar a “Arena do Forró”. Foto: ASCOM/Governo de Condeúba.

O diretor de Cultura também destacou que uma das preocupações do Governo de Condeúba é buscar sempre valorizar os artistas locais e também manter as tradições genuinamente nordestinas no que se refere à escolha das bandas que se apresentaram nos três dias de festa na cidade. “A gente tem buscado realizar em Condeúba um São João genuíno com a revitalização e valorização das tradições. Isso se reflete nas bandas que foram contratadas que são tipicamente bandas de forró. Também buscamos valorizar os artistas da terra contratando bandas locais para compor a programação”, ressalta Ygor.

Os três dias de festa no “Arraiá do Sertão, Avante Seleção” em Condeúba foram animados pelas atrações: Reinaldo Bys, Edinho de Lima, Wallisson Silva, Xamego da Bahia, Rege de Anagé, Flor de Cangaço, Rony Barbosa, Chambinho do Acordeom e Banda Xote Bom.

Xambinho do Acordeon foi uma das atrações do festejo de São João em Condeúba. Foto: ASCOM/Governo de Condeúba.

Sobre a realização do evento o Prefeito Silvan Baleeiro destaca que a gestão municipal tem se empenhado em manter essa tradição, mesmo com as dificuldades financeiras que tem passado. “O São João de Condeúba tem uma tradição muito forte e reúne condeubenses, pessoas que moram em outras cidades e também em outros estados e diante disso temos buscado, com todos os esforços, manter essa tradição. O ano passado enfrentamos alguns desafios e nesse ano não foi diferente, mas superamos e trouxemos atrações que compartilham desse momento junino e acredito que avançamos em algumas questões.”

Sobre a realização do evento o Prefeito Silvan Baleeiro destaca que a gestão municipal tem se empenhado em manter essa tradição, mesmo com as dificuldades financeiras que tem passado. Foto: ASCOM/Governo de Condeúba.

O prefeito destacou o apoio que o município recebeu da Bahiatursa, embora tenha sido menor que em 2017. “No ano passado a gente conseguiu um apoio financeiro na ordem de R$100.000,00. Esse ano, devido às dificuldades financeiras que o Estado e a própria federação vêm enfrentando com essa crise econômica, a gente conseguiu apenas R$50.000,00, sendo R$30.000,00 diretamente da Bahiatursa e R$20.000,00 de emenda da Deputada Ângela, que é um excelente apoio financeiro que nos ajudam e realizar essa festa.”