InícioPomadas Capilares Proibidas pela ANVISA

Pomadas Capilares Proibidas pela ANVISA

Pomadas Capilares Proibidas pela ANVISA*Pomadas Capilares Proibidas pela ANVISA

Prefeitura de Condeúba, através da Secretaria de Saúde, alerta a população sobre a interdição cautelar emitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, direcionada para todas as pomadas capilares com a finalidade de modelar, trançar ou fixar cabelos.


A medida publicada tem por base suspender todos os tipos de pomadas com as citadas características de utilização, para evitar os graves eventos adversos, a exemplo de danos oculares. Com os números altos de casos relatados em todo o país, a situação está sendo considerada como uma emergência sanitária. Os casos mais graves apresentam cegueira temporária e sensibilidade nos olhos permanente.


A Anvisa ainda informou que os lotes adquiridos antes da medida ser adotada não poderão serem utilizados. Divulgando uma série de medidas que deve ser utilizada por aqueles que possuem o produto na sua casa ou no seu estabelecimento.


O departamento de vigilância sanitária de Condeúba seguirá fiscalizando e orientando todos os estabelecimentos locais. Quaisquer informações e dúvidas é só entrar em contato com a equipe.


Como orientações aos consumidores, a ANVISA faz as seguintes recomendações:


- Não usem esses produtos, mesmo os adquiridos anteriormente e existentes nas residências ou em salões de beleza;

- Em caso de uso recente, lave os cabelos com cuidado, sempre lembrando de inclinar a cabeça para trás, para que o produto não entre em contato com os olhos,

- Havendo efeito indesejado, notifique o caso à Anvisa por meio do endereço: [https://pesquisa.anvisa.gov.br/index.php/368782?lang=pt-BR](https://pesquisa.anvisa.gov.br/index.php/368782?lang=pt-BR) .