InícioReunião define novas ações para conter arboviroses no município de Condeúba.

Reunião define novas ações para conter arboviroses no município de Condeúba.

Reunião define novas ações para conter arboviroses no município de Condeúba.*Reunião define novas ações para conter arboviroses no município de Condeúba.

Reunião define novas ações para conter arboviroses no município de Condeúba.

Nesta sexta (27/01) foi realizado o encontro com membros intersetoriais da Prefeitura de Condeúba, a fim de definir ações de combate à dengue, zika e chikungunya.

O objetivo da reunião foi mobilizar setores e órgãos no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chicungunya além de fortalecer a prevenção destas doenças, discutir e atualizar informações sobre arboviroses no município.

Durante a reunião participaram: Normando Brito (Sec. de obras), Marianne Ribeiro (Coord. de Endemias), Alanna Roberta (Coord. Vigilância sanitária) e Auelino Augusto (Gerente de operação

Empresa WA prestadora de serviços do município). Foi demonstrada a atualização da situação epidemiológica de Condeúba e região em relação às arboviroses, e evidenciado as responsabilidades de cada setor municipal para trabalhar com a prevenção.

A dengue é uma doença viral causada por um arbovírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. Entre seus principais sintomas, destacam-se febre, dores no corpo e manchas vermelhas.

Vale ressaltar que, cada munícipe tem um papel essencial na luta contra a dengue, uma vez que as larvas do mosquito se desenvolvem em ambientes com água parada e mais de 80% dos focos do Aedes aegypti estão dentro das residências.

Dicas importantes de prevenção:

Para manter sua saúde e da sua família, separamos algumas tarefas simples, mas importantes, que podem ser inclusas na rotina do dia a dia.

- Eliminar qualquer acúmulo de água;

- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;

- Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia;

- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;

- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

- Manter os quintais bem varridos, removendo folhas e galhos das calhas;

- Prestar atenção no lixo e não os deixar expostos;

- Furar latas de alumínio antes de ser descartadas para não acumular água;

- Não jogar lixo em terrenos baldios;

- Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana.