InícioCondeúba lança campanha contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Condeúba lança campanha contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Condeúba lança campanha contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).*Condeúba lança campanha contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Durante o mês de fevereiro a Secretaria Municipal de Saúde estará realizando ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das IST´s através de ações realizadas nas Unidades de Saúde. Será realizado orientações sobre o sobre o tema, com entrega de preservativos e realização de testes rápidos de HIV, Sífilis, hepatite B e hepatite C. Os testes rápidos são simples. É coletado sangue da ponta do dedo e o resultado fica pronto entre 15 e 20 minutos, servindo para diagnosticar casos de sífilis e HIV.


A finalidade desta ação educativa em saúde é conscientizar, prevenir, diagnosticar e tratar precocemente os novos casos de IST´s e assim interromper a transmissão dessas infecções.


As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. De maneira menos comum, as IST também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas.


O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento, o diagnóstico e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS. O uso da camisinha em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/aids e das hepatites virais B e C. Importante ressaltar que existem vários métodos para evitar a gravidez; no entanto, o único método com eficácia para prevenção de IST é a camisinha. A camisinha masculina ou feminina pode ser retirada gratuitamente nas unidades de saúde.